quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Atleta de São Bernardo e maior ídolo do xadrez brasileiro disputou os Jogos Abertos


O gaúcho Henrique Costa Mecking, o Mequinho, foi a grande atração do xadrez nos Jogos Abertos do Interior – Bauru 2012. Maior ídolo do enxadrismo no país, Mequinho está com 60 anos de idade e disputa os Jogos por São Bernardo do Campo já a alguns anos, cidade que ficou com a medalha de prata na divisão especial e no ano anterior foi Campeã dos Jogos. Foi a primeira vez que o enxadrista veio até a cidade de Bauru.

Natural de Santa Cruz do Sul/RS, Mequinho morou por muitos anos no Rio de Janeiro. O enxadrista foi o brasileiro que alcançou a melhor posição no ranking internacional até hoje (alcançou a terceira posição em 1977). 

Mequinho ainda ganhou 2 torneios interzonais, uma competição que não existe atualmente, mas que na época equivalia a um campeonato mundial, reunindo os melhores de cada continente.

Em 1978, passou a sofrer com miastenia grave, doença que provoca o enfraquecimento dos músculos. Em função da enfermidade, parou de competir em 1979, e só voltou a jogar xadrez em 1991. Parou novamente em 1995 e passou a competir de novo em 2000. “Essa é uma doença muito séria, atrapalha bastante, tanto que fiquei 17 anos sem jogar xadrez. Sempre tive que me cuidar muito depois disso”, relatou. “Atualmente, faço comida especial, tomo homeopatia, não jogo torneios com duas partidas no mesmo dia. Tudo isso por causa da miastenia. Preciso ter um cuidado redobrado com os olhos e com a garganta”, explicou.


Superando a doença

Mequinho reiterou que hoje em dia está superando a enfermidade. Formado em Teologia (o enxadrista é católico praticante) e também em Filosofia, Mequinho disse que encontrou na religião a força necessária para enfrentar o problema. “O fato de estar melhor de saúde e competindo é uma graça de Deus. Várias pessoas que tem este mesmo problema estão com a saúde muito debilitada e eu estou melhorando”, citou. Mequinho já lançou um livro, ‘Como Jesus Cristo salvou a minha vida’, que está em sua 6ª edição.

Futuro

O maior ídolo do xadrez brasileiro, que atualmente é o terceiro colocado do ranking nacional, falou que ainda pretende competir internacionalmente. “Ainda quero chegar a um patamar mais alto no ranking internacional, quero disputar um título mundial”, finalizou Mequinho.


Assessoria de Imprensa - Jogos Abertos do Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar